Tropeço na crítica

As críticas preconceituosas ao atacante Jobson passaram do limite do bom senso.

A obra 1984, de Orwell, trouxe o termo duplipensar, que diz respeito às posições contraditórias, relacionando a necessidade de existir guerra para haver paz, por exemplo. Seria o mesmo de se dizer que se deve fazer críticas para ajudar a crescer. Aliás, eu pergunto, quantos críticos ficaram para a posteridade em detrimento aos protagonistas?

Já disse por diversas vezes que a crítica bem fundamentada, construída com base referenciada, que leva à construção de um processo, conduz com propriedade a melhorias. Em qualquer lugar, para qualquer evento. É a crítica da boa vontade. Naturalmente não é feita por interessados em ocupar uma vaga aberta, por certo, mas por quem está ao lado, ajudando, compreendendo, mantendo e construindo.

Mas não é o que se vê por aí. Geralmente vem com um rancor atávico, policialesco, às vezes provinciano, eivado de preconceitos e descontextualizado. O comum aí são as frases de efeito, politicamente corretas, dotadas de ética de botequim, cujo único e principal interesse é fazer-se de banca examinadora. Adota uma autoridade para a qual ninguém forneceu diploma.

Todavia, ainda assim, o sistema democrático garante a expressão, o que é salutar, ainda que desnecessário.

Só para lembrar, Jobson agora é jogador do Avaí, nos ajudará nessa caminhada e faz parte da turma. Então, porque a má vontade?

– Ah, o cara é louco! É um perdedor! É alguém que vai nos arrombar o resto de esperança!

Sim, mas de perto, todo mundo é louco, essa é a frase.

Não vou me comparar a ninguém. Nunca fiz isso. Mas quem não tem o pauzinho do galinheiro sujo, só uma titiquinha, pode criticar à vontade. Aos outros, o silêncio é seu senhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s