São Caetano 1 x 0 Avaí e a Lua azul

Ontem, dia 31 de agosto ocorreu um evento lunar em nosso calendário. Não consigo entender a razão de nosso calendário ser solar e não lunar. Mas este espaço não é para essa discussão.

Uma vez por ano ocorre de haver duas luas cheias no mesmo mês e a segunda lua é vulgarmente chamada de Lua Azul. Confesso que só tinha ouvido falar de Lua Azul quando assisti ao filme dos Smurfs.  E talvez por estarem jogando dois times de azul eu me lembrei dos Smurfs e da Lua Azul que ocorreu ontem.

Mas todo este preâmbulo serviu para eu fazer o paralelo com os jogos do Avaí fora de casa. No mês passado o Avaí também teve, em relação aos jogos fora de casa, seu momento Lua Azul. Foram duas vitórias fora de casa, contra o Ceará e o Guarani.

Para se classificar o Avaí precisa vencer em casa e buscar pontos fora. Por isso eu compreendo o objetivo do esquema de jogo do Hemerson Maria,  afinal alguns empates fora de casa podem garantir a classificação. Porém considero arriscado em se tratando do objetivo de subir, pois não é garantido vencer todas as partidas em casa.

Mas estamos num momento da série B que praticamente não existe tempo hábil para treinamento.

Mas antes de divagar sobre o futuro, como foi o jogo de hoje?

Queria não precisar falar deste jogo. O goleiro Diego tem mostrado toda a sua capacidade e o sistema defensivo do Avaí, apesar de falhas pontuais, tem demonstrado solidez. Mas na hora de atacar o Avaí não consegue evoluir. O que há?

Apesar do São Caetano ter levado mais perigo ao gol avaiano, o jogo foi bastante igual, tendo faltado ao Avaí o poder de ataque. Neste sentido, Ricardo Jesus decepcionou. Bem verdade que a bola pouco chegou. Mas faltou iniciativa do atacante em buscar jogo.

O time sentiu a falta de Cléber Santana, esta é a verdade. E o jogo de hoje foi um “prato cheio” para os comentaristas críticos do Avaí.

Mas o Avaí está se tornando previsível, tanto que quem me acompanha no twitter pode constatar que eu “cantei” as substituições antes delas ocorrerem. Porém, hoje, elas não surtiram efeito.

Então, não havendo tempo para treinar, o que deve fazer o Hemerson Maria? Deve estar passando muita coisa na cabeça do treinador. O natural para o torcedor é que contra o América-RN jogue dois volantes, Camilo e o CS10. Mas o Hemerson Maria não deve esquecer que o pior momento do Avaí, no campeonato, foi quando ele atuou com dois meias (Jefferson Maranhão e CS10).

Já escutei e li a respeito que o treinador gosta de colocar seu time jogando com três atacantes. Hoje contra o São Caetano o time terminou atuando desse modo. Contudo, os atacantes do Leão não passam confiança para o torcedor, e acredito para o treinador também. Apesar que ele não vai, nem deve admitir.

Neste campeonato dois foram os esquemas que deram certo no Avaí. Primeiro, com resultados positivos seguidos e o, atualmente, utilizado o 4-4-2, com três volantes. Mas nesse esquema não tem como Camilo e CS10 atuarem juntos.

O outro esquema que deu certo no início da competição e que foi duramente criticado por comentaristas esportivos foi o 4-5-1 (4-2-3-1/4-2-1-3). Neste esquema é possível atuar os dois meias, mas não será possível fazer a variação de três atacantes, se Camilo e CS10 estiverem em campo.

E vocês achando que a vida de treinador é fácil.

Bem, se levar em consideração que não há tempo para treinar, que atualmente a estrutura de três volantes tem garantido solidez na defesa e que o ataque não está correspondendo como deveria, no lugar do Hemerson Maria eu jogaria num 4-5-1, mas com três volantes no meio, ou seja, 4-3-2-1. E talvez Julinho precise de um tempo de banco dando oportunidade para o Pirão voltar a ser titular.

O time aparentemente ficará defensivo, mas os laterais precisarão apoiar com mais frequência e os volantes garantirem a cobertura para as subidas dos mesmos. O time ficaria: Diego; W. Diniz, Renato Santos, Jaílton e Pirão; Bonilha,   Bruno e Thiesen, CS10 e Camilo; Ricardo Jesus (Diogo Acosta).

Meu time seria outro, mas não há tempo para treinar. Queria que o Avaí jogasse bonito, mas se subir vencendo as partidas jogando feio, não tem problema não!

Ah, e quem sabe o Avaí também repete a Lua Azul neste mês de setembro. Os jogos fora de casa que restam neste mês são: Joinville e América-MG. Creio que dá!

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “São Caetano 1 x 0 Avaí e a Lua azul

  1. Excelente comentário, como sempre.
    A frase “E vocês achando que a vida de treinador é fácil.” deve servir para muito engenheiro de obras prontas, se é que eles sabem ler.

    Creio que o Avaí terá uma facilidade em montar armação de ataque se dispor Pirão no meio e deixar o Julinho na lateral. Teria um lateral por um lado e um ala pelo outro, variando a forma de atuar no ataque.

    Também acho que Felipe Alves ou Laercio podem fazer as jogadas pelas pontas, deixando Acosta ou Ricardo mais centralizado. Mas isso é coisa para o Maria resolver, não eu.

  2. O Pirão no lugar do Thiesen é uma opção válida com certeza. Ele somente não pode jogar na meia pela direita, pois por lá já demonstrou ter algumas dificuldades. Para atuar com dois atacantes é melhor ter um pelas pontas (o Laércio tem começado as partidas melhor que o Felipe Alves) e o centro avante lá na área para brigar com os zagueiros. O Acosta não foi muito bem ontem, isso é fato.
    Mas a verdade é que todos os atacantes estão devendo, uns mais outros menos. É uma pena que o Jóbson não tenha dado certo.
    Mas a série B não para e a raça que ontem esteve ausente precisa retornar na próxima partida.

  3. Gosto muito dos teus comentários, Gilberto. São muito bons.
    Concordo com a tua sugestão de formação, lembrando que o Bonilha faz a função do Robinho, jogando adiantado. São até parecidos! No ataque, Diogo Acosta é o que temos de melhor, por ora. Pirão está suspenso, mas Julinho joga melhor no apoio. Nesse teu esquema ele joga bem.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s