Torcedor enfunchado

O público na Ressacada, nesta noite de terça em que o Avaí jogou muito bem, mas empatou com o América de Natal, foi de 4.930 torcedores. Isso é sintomático. Isso significa dizer que a torcida avaiana, aquela que se diz a maior e melhor de sei-lá-o-quê não quer que o time suba pra série A. Sério! A torcida avaiana não quer o Avaí na elite do futebol brasileiro, pois se quisesse estaríamos com estádio lotado a cada jogo. A torcida está muito enfunchada.

-Ah, mas o time não empolga!

Conversa. Tolice dizer isso. Só com muita má vontade alguém tem coragem de dizer uma coisa tão estúpida. Ele é que não se empolga e põe a culpa no time. Prova que não entende de futebol. Ou se acha mais entendedor do que os outros.

Time de futebol, seja na Jamaica, na Alemanha, no Chile e até nas Ilhas Samoa joga junto com a torcida. É assim em qualquer lugar. É time e torcida juntos. Eles, os jogadores, se empolgam é com torcedores no estádio. Vibrando, pulando, rindo, se divertindo, ficando tenso, mas apoiando seu time em campo. Em qualquer circunstância, uma torcida ajuda a ganhar jogo.

Quando não há torcedores é porque os próprios torcedores já deram as costas. Não por culpa de um time, mas pela empáfia, pela arrogância, por aquele sentimento de orgulho e soberba que tomou conta de nossa torcida. Essa é a verdade. Ah, tu não concordas? Então coma menos, pois a verdade é exatamente essa. Nossa torcida é chata, metida e arrogante.

Curioso é hoje ver antigos críticos contumazes, aqueles que adoram dar de dedões do meio em todos, que possuem as respostas pra tudo mesmo sem as perguntas, lamentando agora a falta de público. É de chorar de rir. Se deram conta, um pouco tarde, da merda que andaram fazendo durante todo este tempo, de desconvocar torcida com sua negatividade. Bateram, bateram, bateram, queimaram a grama (alô, Assis), mas agora perceberam que sem torcida o time não anda. Logo eles que vomitaram durante meses um discurso furado, vazio e presunçoso, de um negativismo doentio tirado de suas cacholas ensebadas, de suas bocas alargadas e suas línguas afiadas.

Falam e esbravejam contra o câncer de nossa mídia, o tal de Miguel, mas agem exatamente igual a ele, jogando a toalha e execrando todo mundo dentro do Avaí. A torcida do Avaí é composta de Miguels Livramentos em cada esquina, não escapa um.

Eu disse aqui, constantemente, faça chuva ou faça sol, dia após dia, que o negativismo nos levaria à desgraça. Fui chato, enfadonho, muita gente hoje me olha atravessado, acham que dependo de alguma coisa para escrever isso aqui, mas nunca arredei pé desta postura: enquanto nos preocuparmos em apontar, sistematicamente, erros sobre erros, a todo instante, como se fôssemos os donos da verdade, a coisa só iria piorar. Uma devassa dos problemas e das contas que precisam ser esclarecidas deve partir de quem quer tomar o cargo ou a administração, e não de simples torcedores, quanto mais de gente que mal saber conjugar o verbo haver. Até porque se a coisa degringolar, caem todos, os otimistas, os pessimistas, a direção e o vendedor de cachorro-quente, e até os quero-queros.

O mais engraçado é aquele tipo de discurso em que o sujeito começa se desculpando de achar alguma coisa boa do Avaí, para logo dizer que há muitos erros, que há coisas complicadas, que há “segredos nebulosos”, mas que achou algo de bom. É como se estivesse falando de outro clube e não daquele para o qual ele diz torcer. Como se esse comportamento ajudasse a ganhar jogos.

– Olha, sou torcedor, mas não dá pra tapar o sol com a peneira. Eles tem que divulgar porque Leo Campos foi mandado embora, porque mandaram o Arini embora, porque Julinho joga todo jogo e porque o sol nasce no leste. Essa gente não pode esconder nada da torcida, dizem os entendidos e puros de alma.

E isto é repetido como um mantra de disco arranhado, insistentemente, todo dia, a cada comentário, a cada postagem, nos bares, nas ruas, ou ainda ouvindo o pescador de aquário. E vai minando a vontade de se ir ao estádio, pode ter certeza.

O excesso de pessimismo é maléfico para as pretensões de um clube como o nosso, escrevam isso mil vezes. Apontar defeitos e erros todos os dias não nos levará a nada. Ou melhor, levará a um estagio de inércia para baixo. Existem erros na administração avaiana? Claro que sim! Aí eu pergunto: e daí? O que isso vai ajudar a ganhar jogo? O que isso vai colaborar para um jogador acertar um passe ou mirar no gol? E que torcida é essa? A de pijama ou a da Beira-ar? Aquela que não quer pagar ingresso ou a que vive atrás de promoções, de sorteios ou que quer entrar de graça?

– Ora, mas tu és ingênuo, mesmo, vives num mundo de fantasia.

Sei, sei, eu é que quero administração da NASA e jogadores do Barcelona.

Evidentemente que torcida não faz zagueiro acertar ou atacante marcar gols. Mas que ajuda, para o bem ou para o mal, ajuda.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Torcedor enfunchado

  1. Salve Aguiar! Eu não mudei meu discurso e ainda acredito que subiremos, o empate de ontem não foi bom, mas temos condiçoes claras de um acesso, falta a torcida comprar a briga, geralmente compramos briga das pessoas que gostamos ou compramos briga sobre assuntos que entendemos, e ta aí o problema, há poucos AVAIANOS comprando a briga pelo AVAÍ….

    Abraço!

  2. Alexandre, já escrevi sobre isso e concordo com tudo que você escreveu, ontem depois do jogo, resolvi ouvir o que os comentaristas entendidos tinham a falar, e o “cachorro pinch” não sei como se escreve, apenas sei que é pequeno e late feito louco sem ter motivos, teve a visão de que o Avaí não jogou nada, que o Hemerson Maria é o culpado por não escalar o Thiesen (não tem diferença entre ele e o Diogo Orlando) e que o Avaí está fora do campeonato.
    continuei nesse exercicio insano de ouvi-los e pra minha surpresa o goleiro deles foi votado pelo “au au” … Como assim o time não joga nada e o goleiro adversário foi o melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkk comecei a rir pois foi o que me restou…
    Pra mim foi a melhor partida do Avaí na Série B, nesse ano ficou atrás apenas das duas finais do estadual, vamos crescer mais ainda e temos o Mika que dá um toque diferente pro meio.
    Para finalizar eu faria um investimento até mesmo pesado mas traria um atacante pra reta final pagaria bem traria um top (se oferecer uma grana eles vem).

    Vamos subir!!!!

  3. Murilo: concordo 100%.
    Voltei discutindo com meu irmão sobre o jogo que ele assistiu.
    Que tenha coragem e diga que não quer o HM, mas não invente.
    Ele já errou, evidente, mas ontem o Avaí fez uma boa partida.
    Tem outra, será que ele quer que venha o “dos anjos” pra ca?

    o goleiro deles pegou tudo e tiveram duas bolas na trave.

    Parece que querem mudar o foco da crise dos times da capital.
    Abraço, a semana ta corrida…..

  4. Concordo com os dois amigos de cima.
    O Leão jogou muito bem ontem. A bola não queria entrar, às vezes isso acontece. Salvo engano, foram três bolas na trave, fora as defesas milagrosas do goleiro deles.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s