Nua e crua

Nestes dias de eleições, de exercício da cidadania, de civismo, muita gente fala em democracia, em alternância de poder, em liberdade das garantias individuais, da tal liberdade de expressão, mas a maioria viu isso tudo aí na novela, achou bonitinho e nem sabe exatamente o que é.

– Pô, os outros tão falando, véio. Vou falar também. Tenho os meus direitos.

Saia agora por aí e pergunte para a próxima pessoa que encontrar na rua se ela sabe definir com clareza alguns destes termos. Não saberá, aposto contigo. E duvido que até você saiba.

Pois todos temos a noção de que viver em sociedade é ter seus direitos assegurados. Isso é fato! Contudo, na imensa maioria das vezes, são os deveres que vêm em primeiro lugar. Ser humilde, compreender que do outro lado há um humano, e que você tem compromissos muito maiores do que necessidades é o passo inicial para entender a vida em sociedade. Ah, você já faz isso? Pois terá que fazer de novo e de novo. Isso não cessa, não é como uma tarefa cumprida e daí parte pra outra.

O que quero dizer com tudo isso? trazendo esta realidade para o Avaí, é possível refletir sobre muita coisa. Ora, somos torcedores de um time de futebol, mas no mais das vezes nos colocamos como donos que delegam funções para outros, quando na verdade devemos ser usuários. Participar da vida do clube em todos os seus momentos. Compreender como funcionam seus sistemas. Isso não é para um campeonato, uma temporada, mas é compromisso para a vida toda. É a verdade mais nua e crua de tudo isso, ser comprometido.

O torcedor que se preza sabe exatamente até quantos refletores funcionam numa torre de iluminação do estádio. Estar desacreditado é uma coisa, abandonar tudo é algo completamente diferente. Você não será chamado de fanático ou algo que o valha, mas de alguém que realmente se importa em construir um clube forte. O contrário, obviamente, será oportunista.

Ah, sim, você quer apenas se importar com isso em dias de jogos?

Ué, então por que vive fazendo campanha política, batendo latas em dias de protestos e com essa mania de querer transformar o clube numa cópia da sociedade?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s