O analista de má fé

O futebol envolve paixão e emoção. Muita gente canaliza suas angustias e frustrações para este esporte. Ele se desenvolve sobre dramas épicos, em determinados momentos com apoteoses, sugere superações, ganha em sentimentos. Muitas e muitas vezes simula a vida real e em muitas e muitas vezes é adotado por quem se espelha em seus momentos mágicos. É comum se ver um torcedor chorar ou exultar efusivamente determinado jogo ou campeonato por lembrar de suas próprias conquistas ou derrotas pessoais.

Há o torcedor que amarra a cara, o que xinga, o que desiste, o que não se importa, o que não larga o osso, o que olha de lado, o que apóia incondicionalmente, o que joga a toalha covardemente. Há os que rezam, os que contemplam, os que comentam, os que se calam, os que elogiam e os que insultam. Mas todos se envolvem, impreterivelmente. Tem pra tudo no futebol e é constituído por todas as classes e estratos sociais. Todas as mazelas e todas as aquisições de cunho pessoal estão representadas no futebol.

Contudo, não há como ser indiferente.

Ser torcedor e ser racional ao analisar futebol, portanto, é para poucos. O racional analista sempre vem com aquela mania de dizer que sabe que não vai dar, apostando no fracasso para fundamentar as suas teses, impondo seus conceitos como forma de dizer que está certo. Normalmente vem temperado com algum pedantismo, um ar blasé, uma tese de marketing, uma tintura de superioridade. Porém, mesmo o mais circunspecto analista de futebol, sendo torcedor, deixa escorrer um fiozinho de suor da testa. Não se foge disso, não dá pra ser apático a esse ponto. O texto negativo, dessa forma, é para fazer gênero, não é verdadeiro.

E eu conheço alguns tipos racionais-blasés-apáticos, ah, se não conheço. Geralmente trazem um interessezinho guardado no bolso de trás da calça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s