Dignidade é isso

Tem gente que andou perguntando o que é terminar um campeonato com dignidade. Naquela vontade de manter o piloto automático ligado em achincalhar e zombar do Avaí, andou dizendo tolices.

Dignidade é, como dizem os dicionários, respeito a si mesmo. Isso gera respeito aos outros. Quem tem respeito por si e pelas pessoas ao redor não precisa mentir, por exemplo. Não precisa se meter a ser o que não é só para ganhar espaço ou seguidores. É aquela velha mania de querer ser protagonista, mas sem cacife ou competência.

O Avaí, por culpa de suas próprias pernas mal andadas, não tem mais o que fazer no campeonato. Está se reformulando para o ano que vem. Outra temporada, outras motivações, outros projetos. É assim a vida e nada está certo até que termine. Não existe fórmula pronta ou modelo estabelecido, a não ser para os professores de deus e seus seguidores, perfeitos em suas mediocridades. Mas o Avaí resolveu dizer que é o Avaí dos avaianos. Com pontuação que pouco significa para o todo, disse que ainda tem que ser respeitado, mesmo que seja por uns 1320 torcedores.

Pode até não ganhar as outras partidas e perder todas de goleada. Não importa. Os placares são construídos na medida em que se joga. Mas o nome do Avaí está aí, para fazer história, para ser dito aos outros que ele existe, sim, senhor. Ainda que sem a grife européia tantas vezes requerida por quem não respeita o que nós temos.

Quem não entende de respeito jamais saberá o que é dignidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s