A do vizinho é melhor

Segundo os alfarrábios aurelianos, a INVEJA é um sentimento de desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. É o desejo violento de possuir o bem alheio. É a cobiça dos fracassados. Naturalmente, quem acusa estar com inveja vive a olhar nos outros aquilo que não pode, seja por incapacidade, desmazelo ou imprudência. Na grande e imensa maioria das vezes expõe-se como vítima e culpa os outros por aquilo que é incapaz de fazer. Também se relaciona com a frustração exagerada, quando sem entender a dinâmica dos processos, abre o berreiro de desconsolado incompetente. Acha que o mundo deve girar à sua volta e não admite que os outros sejam felizes, sendo crítico contumaz de tudo o que lhe passa à vista. Este é o invejoso.

E é o comportamento de torcedor de futebol. Quem não conhece um invejoso em cada torcida? E quem não conhece torcida invejosa?

Na grande e imensa maioria das vezes suas energias são canalizadas para o que um rival possui. Além de não estar contente com suas conquistas, quer solapar a rivalidade sem perder tempo. Por incrível que pareça, quer ser igual ao rival, mesmo negando a sua existência, recusando a sua necessidade e o abominando dia após dia. O sucesso do rival, portanto, aflora a sua cobiça.

No mundo ideal, valorizamos as nossas conquistas e damos parabéns a quem também é vencedor.

No mundo dos invejosos, desdenhamos dos nossos, vivemos a almejar coisas inatingíveis e detonamos o que nossos vizinhos conseguem. Mas, é claro, sem deixar de apreciar a grama do vizinho todo dia, enquanto a nossa seca ao sol e ao vento, pensando:

– Como é verdinha aquela grama. Deve ser saborosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s