É crítica ou opinião?

Vamos supor que você não seja torcedor de futebol. Um típico torcedor, aquele tipo de humano cujas emoções estão acima da razão, da capacidade de raciocínio. Você, então, é uma pessoa com objetivos e ambições as mais diversas, mas não tem o apreço rudimentar e comum pelo futebol como 90% mais um dos brasileiros possui. E então um amigo o convida a ir a um estádio de futebol para assistir a uma partida. Ao final do jogo ele pergunta:

– E aí, o que achou?

Você emite uma opinião ou uma critica?

Dependendo, é claro, de seus conceitos de vida e de sua formação, de sua história, de suas aspirações, você fará uma escolha.

Do ponto de vista estritamente conceitual há diferenças gritantes entre estas duas formas de analisar o mundo ao redor, coisa que muita gente confunde. Acredito que haja uma linha finíssima entre uma coisa e outra, mas não deixa de haver diferenças.

Uma opinião é um ato de se fazer compreender algo ou um pensamento, um parecer, um modo de ver, um juízo, uma ideia, uma presunção sobre um acontecimento, um fato, um evento ou um assunto qualquer, cujo caráter é eminentemente pessoal. O raciocínio que cada ser humano possui o faz discutir, abordar, concordar ou discordar sobre qualquer coisa. Mas opinião é pessoal, é de cada um, não requer que seja estabelecida como regra e pode ser rebatida à vontade em debates.

Já a crítica é a abordagem de natureza especializada sobre qualquer assunto, com análise fundamentada e emissão de valores, tornando-se referência, abolindo-se o componente pessoal. Muitas vezes é necessário ter formação acadêmica assegurada no assunto em pauta.

Por outro lado, existe o ato de criticar por criticar, que poderia ser a ação do crítico, mas muitas vezes se confunde com opiniões de cunho pessoal com modos de seriedade. Criticar, nesse sentido, é quando se emitem comentários maldosos sobre tudo e sobre todos, sem qualquer critério. O sujeito que age assim não está preocupado em difamar, em violentar o direito de outro, em denegrir a sua imagem, em censurar, em ofender ou levantar falsos conceitos a respeito de seu alvo ou tema. Esta atitude, ainda, assume uma postura de verdade absoluta e requer que seja aceita sem contestações. Ai de quem disser que você está equivocado.

Você, que não entende de futebol, se for responsável, dará uma opinião pessoal sem ofender ninguém, ou fará uma crítica fundamentada se tiver alguma formação conceitual sobre o assunto. Se não for responsável, bom, aí sairá cuspindo marimbondos e percevejos para todo lado e achará que a sua opinião tem mais valor que todas as outras naquele assunto.

E depois de duas rodadas ninguém o enganará mais no futebol.

O sujeito que possui uma opinião certamente dirá que o jogador tal do Avaí não está jogando como deveria, tem restrições a um ou outro, pensa que é hora de se contratar pontualmente, mas aceita que este time pode render muito mais. O que é crítico, com formação assegurada, falará sobre o esquema tático que ainda precisa de ajustes, pedirá uma melhor preparação de seu goleiro e sabe, com conhecimento de causa, que o time precisa de um atacante mais efetivo. Já o que critica por criticar, bom, de corneteiros eu não falo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “É crítica ou opinião?

  1. Pra mim o time esta crescendo, gostei muito do que vi contra o Ibirama, contra a Chapecoense foi atípico, pois até o primeiro gol só dava Avaí. Dois pontos a se analisar no jogo de Xanxerê o Gramado alto que dificulta jogadores técnicos e rápidos e nosso goleiro muito abaixo da média. A prova disso foi hoje, o time jogou o tempo todo melhor que o Criciúma e tocou a bola pois o gramado ajuda, o Cricpuma por sua vez bateu muito o tal do Zé Carlos deu cotovelada mas levou um banho do Alef. Estamos bem na foto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s