Apesar de você

É natural das pessoas com amadurecimento intelectual atrasado, com pensamento linear e contínuo, com a típica noção de tempo circular e mítica, viver dizendo que o ano tal nas hostes avaianas não terminou, ou que outro ainda não começou, quando dizem que 2010 não acabou. Isso é prática comum em sociedades primitivas e de pessoas com pensamento provinciano. Uma análise nem tão profunda assim já nos permite entender tal conduta. E, também, a imposição de valores junta-se a isso e determina que quem pensa ao contrário deve se calar. Foi assim, com estas características, que se construíram as ditaduras ao longo da história da humanidade: concepção equivocada do tempo e incapacidade de se relacionar com os contrários.

A bem da verdade, sem querer ser pedante, mas não me omitindo de dar opinião, vejo que muita gente no meio da torcida avaiana, e metida a dar palpites e pitacos em tudo, que vive achando soluções para a Ressacada e para a administração do Avaí Futebol Clube, os chamados inimigos do Zunino, não lê. É, falta-lhes leitura, falta-lhes fundamentação de discurso e faltam argumentos sólidos. Isso é sintoma de ausência de livros, de revistas, de jornais, até de bulas de remédios e para-choques de caminhão em suas vidas. Já diziam as cartilhas editoriais, “quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.” Eu diria que quem não lê, mal fala e fala como o MAL, mal ouve e ouve o MAL, mal vê e só vê o MAL. Porque o conteúdo da tal oposição é assinado pelo MAL. Nenhuma palavra é diferente das proferidas por aquele senhor metido a comentarista de futebol, e a fonte é segura.

Eu, de minha parte, não vejo nenhum problema em alguém seguir um guru. Os fracos de espírito e contempladores contumazes precisam de uma mente mais, digamos, lúcida e tarimbada a lhes indicar o caminho. O que para eles é evidente. Com o passar do tempo, como todo estagiário e iniciante, vão aprendendo os costumes e conseguem, com algum esforço, superar o orientador. Temos até quem já consiga atravessar uma rua sozinho e alguns até obtiveram empregos em jornais, o que se pode saudar como vitórias de vida, embora a conjugação do verbo haver e a colocação de crases necessitem de mais algumas sessões com o mestre-anão.

Creio, honestamente, que depois de um singelo tratamento com medicamentos avançados, como água com açúcar, por exemplo, serão capazes de superar seus traumas e dificuldades de relacionamento e tratar seu clube com o respeito devido, sem contrapartidas. A leitura de gibizinhos da Mônica será substancialmente eficaz ao cruzar esse labirinto intelectual que lhes ameaça a percepção das coisas. E assistir a desenhos animados dublados é muito importante na compreensão do fluxo do tempo, que evita confundir 2010 com 2011 e, assim, sucessivamente. Até para que se preencha o aquário vazio pregado acima do pescoço.

Vejo com bom olhos e sem redundância, contudo, que a insistência em se nutrirem regularmente dos acepipes redondos importados da Vecchia Italia lhes garanta nutrientes essenciais que contribuam para a formatação do córtex pré-frontal encefálico, importante na árdua tarefa de somar 2 mais 2 e em recitar as vogais da língua portuguesa na ordem crescente. Uma medida eficaz para diminuir-lhes a bipolaridade reinante.

– Ãh? Eu? Hostil? Magina!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s