Palavras ao vento

As palavras ATITUDE, EVOLUÇÃO e QUALIDADE fazem parte do imaginário do mundo do futebol. Na maioria das vezes, sem entender muito bem, mas valendo-se do vernáculo, o torcedor comum busca nestes termos o mantra consagrador para motivar seus próprios momentos de penúria com relação ao seu time, em qualquer circunstância, diga-se. Uma vez que o mundo do futebol é movido pela paixão, qualquer remediador psicológico e sobrenatural, principalmente o da linguagem, ajuda nos momentos de agruras, além das rezas habituais. O problema é quando isso é usado junto aos depoimentos e críticas inquisitórios, ou mesmo de viralatismo.

A ATITUDE é ganhar todas de carrinho, chutar na altura do pescoço para baixo e levantar do chão o ponteirinho sem-vergonha que insiste em meter no meio das canetas do lateral tanso. EVOLUÇÃO é quando os jogadores saem tocando a bola de pé em pé, até a linha do gol, e os jogadores que entrarem pela primeira vez no time assumirem que eram seus torcedores desde criancinhas. E a QUALIDADE é quando os jogadores contratados tiverem passagem pelos times do Barcelona, Real Madrid ou Milan, ou tenham alguma participação na Champions League.

Posando de entendidos e assumindo a postura de que cada brasileiro é um técnico, muitos declaram com autoridade taxativa que os campeonatos nos quais seus times participam são de nível ruim para pior. E, abusando do desdém, mesmo sendo um campeonato com esta característica, e não tendo seu time um desempenho satisfatório, as palavras acima saem das gavetas e começam a ser usadas sem critérios, inclusive cobertas de tons premonitórios. Nessa hora, pedir calma, lucidez e paciência é coisa de quem vive no mundo da fantasia.

É bom definir que DESEMPENHO SATISFATÓRIO, para muitos torcedores, é ganhar de goleada todas as partidas, o craque do time só fazer lançamento de letra e gol válido é apenas do atacante que posar com a camisa número 9, de preferência gols de placa, porque de canela é para times varzeanos. Qualquer coisa diferente disso é um time sem QUALIDADE, de futebol sofrível e sem EVOLUÇÃO, com jogadores mercenários e sem ATITUDE e cuja diretoria é composta por dirigentes incompetentes, aproveitadores e, em sua maioria, bandidos.

Além do mais, CHAPAS-BRANCAS são os que defendem o indefensável, ou tapam o sol com a peneira, normalmente sendo escorraçados por não falar a linguagem de quem entende de futebol e os CORNETEIROS, naturalmente, são os que não podem ser contrariados, não conseguem ter razão a não ser que insultem ou ofendam alguém e são os que mais entendem de futebol em toda a galáxia, pois sabem todas as fórmulas para se ganhar um campeonato, embora quando o time comece a jogar bem e a ganhar desapareçam oportunamente.

Uma outra expressão muito curiosa é FATO NOVO. Normalmente é usada por jornalistas que posam de intelectuais, mas é repetida por aqueles mesmos torcedores entendidos e fazedores de gênero. Por via de regra é usada para demitir técnico. No mundo do futebol, técnico é o Judas traidor e incompetente, aquele cuja biografia não foi abalizada por quem diz deter a chave do clube, o torcedor, mas está ali para montar um time poderoso e aplicar esquemas eficientes e eficazes. Quando não o faz, a porta da rua é serventia da casa.

Normalmente, então, jornalistas oportunistas, para ficar de bem com a torcida que entende de futebol, pedem a cabeça do técnico assim que o tal DESEMPENHO SATISFATÓRIO não apareça, uma vez que o time é sem QUALIDADE e a EVOLUÇÃO ao longo do campeonato não aconteceu. Pede-se, do alto de uma conduta inquiridora, mais QUALIDADE e o FATO NOVO é demitir logo o técnico, que os CHAPAS-BRANCAS querem manter a qualquer custo no cargo. Tem que ter ATITUDE, bradam os mais experts, senão a coisa tende a ficar de mal a pior e o time não vai chegar a lugar algum.

Contudo, ao final, o time acaba ganhando o campeonato, embora para manter a postura chata e arrivista, os CORNETEIROS, com palavras argutas, afirmem que não valeu e que o time levou sorte.

Futebol, enfim, é assim, uma CAIXINHA DE SURPRESAS com todo mundo falando a mesma língua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s