O limite da limitação

As noções de oportunidade nos aparecem quando há uma situação limite a nos atazanar. O time do Avaí é aquele que tem uma bala e um tiro. Está no seu limite. Não pode mais errar, sob pena de não conseguir mais se arrumar não apenas para o campeonato, mas para toda a temporada.

O treinador Ricardinho, ao que parece, ainda não encontrou uma forma de encaixar a marcação. O perfil do Avaí atual é de jogadores leves e rápidos, mas cujo poder de enxadadas a La Bruno é pequeno. E são enfunchados de dar dó. Bastou alguém dar algum grito ou pitaco mais elaborado para se acanharem.

Já comentei por aqui no Portal que se deve modificar o esquema tático do time. Os amigos também, o Gilberto, o Murilo e outros pensam da mesma forma. O comum 4-4-2 está provando que não vinga. Nem o 4-3-3 como querem alguns, com Rodriguinho ao lado dos atacantes. O Avaí precisa é de consistência defensiva, de massa muscular para se defender. E não é uma apologia ao jogo truncado e defensivo o que faço, mas de o grupo de jogadores que vestem azul e branco não darem folga aos adversários.

Está caindo de maduro jogar num 4-5-1, ou 3-5-2, com dois volantes , ou o volante Ricardinho na ala direita. Haveria consistência defensiva, que é o que o Avaí precisa neste momento.

Como já mencionei diversas vezes, já vi muito time medíocre ser campeão com louvores e muitos galácticos passarem por humilhações asininas. O que nos mostra, diferente do que pensam os especialistas na arte de conduzir a bola com os pés, que não há fórmulas prontas no futebol. Tudo pode e tudo é válido, desde que se tenha vontade e motivação.

O time do Avaí pode não ser um dublê do Real Madrid, e também para seleção da Samoa Oriental não serve. Mas para ser um digno representante do Leão da Ilha precisa ultrapassar a marca de limitado que os outros vem lhes impondo. É a hora do ou dá ou desce. E nada melhor do que contra um rival encardido e encantador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s