A fofoca de quermesse

Achei divertida a história de que Kleber Gladiador estaria de malas prontas para a Ressacada. Fofoca e notícia são coisas que se espalham dependendo das circunstâncias.

Certa vez um determinado blogueiro, muito famoso, dono de um discurso moralista, sabendo de minha condição pessoal me pediu exclusivas, quentinhas, que eu liberasse informações de alcova (sem revelar a autoria, ele enfatizou) de dentro do estádio de tijolinhos à vista, para que ele postasse em seu blog numa página de “inéditas. Na oportunidade eu adorei a “brincadeira” e mandei uma ótima, de que o Avaí estaria contratando Rafael Moura, o He-Man.

Caiu como pato, obviamente – como muitos que adoram fofocas caem por aí – mas foi suficiente para o afamado, após largar a nota falsa, perceber a mancada e logo depois ter que se desdizer.

Porque é assim que funciona o troço da notícia. Ou da fofoca.

Notícia não é aquilo que está certo, mas o que está fora do padrão normal. Ninguém informa que o ônibus linha Volta ao Morro – Carvoeira saiu às 11 da manhã da UFSC, atolado de estudantes, se o horário para sair era mesmo às 11 da manhã e atolado de estudantes. Os jornais, rádios e TVs vão dar a notícia se ele sair à uma hora da tarde e fizer o itinerário inverso, com os estudantes fulos da vida porque esperaram muito tempo no ponto de ônibus. E, é claro, no ônibus terá alguém que bateu no motorista, que enquadrou o cobrador, que mexeu com uma moça recatada. É o tempero da notícia, a fofoca.

Ninguém noticia se a temperatura estiver amena, na casa dos 22 – 23 graus, com todo mundo confortável e sem se estressar com o calor ou frio intenso. As redes de jornalismo vão informar com alarde é se a temperatura passou da casa do 40 graus ou se fez frio siberiano com ventos polares a bater queixo dos incautos. E terá alguém que passou mal, que teve insolação ou que precisou ser internado devido ao mau tempo.

Na fofoca e na notícia funcionam sempre a mesma coisa.

Portanto, ninguém vai dizer que o Avaí contratou o Laércio ou mesmo o Medina, como lastro de fofoca. Vão é dizer que amanhã vai descer no Hercílio Luz, num vôo da TAM das 22:35, o holandês Seedorf, para jogar uma bolinha pela série B e encerrar a carreira na Ilha da Magia.

Cléber Santana oficialmente é do Avaí a partir do dia de hoje, 22 de maio. Quando larguei aqui a notícia, no dia 10 deste mesmo mês, já sabia de antemão há vários dias, aliás, desde o começo do ano quando as negociações começaram, tanto que o texto estava escrito e só dei um play. Fiz isso porque gosto da situação de ser jornalista? Por que sou o cara dono da informação? Por que me enche o ego de orgulho? Claro que não. Não preciso disso. Nosso Portal existe para dar opinião sobre coisas do esporte e principalmente sobre futebol. É um espaço para deitarmos algumas considerações honestas sobre o assunto. Eu disse honestas.

Mas larguei porque me incomoda a carga de especulações baratas que, muitas vezes, atrapalham as negociações importantes. E quando não sai o que estava previsto, o Zunino é o mentiroso. A propósito, ainda estou esperando um abobado que veio aqui falar sobre isso.

É bom que se saiba que o que vende como notícia é fofoca e especulação. A nossa mídia é carregada desse comportamento. Adora levantar um pipa para ver se voa mais alto. Por isso é que metade mais um fica enciumado quando se dá uma notícia quente e verdadeira.

É muita pipoca pra pouca pizza.

Anúncios

2 pensamentos sobre “A fofoca de quermesse

  1. Fala Aguiar!!!
    Vi os filhos do Kleber Gladiador fazendo aulas de muay tai na academia chute box (não podem fugir as origens de gladiadores).

    Sério: Baita jogador, mas hoje prefiro que o investimento seja em opções para as laterais e zaga.

    SdX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s