Palmeiras 2 x 1 Avaí; Deu a lógica …

… mas nem sempre é lógico o futebol.

Gostaria de fugir um pouco da repetição dos comentários das outras partidas, mas as carências continuam sendo as mesmas. Portanto, vou, neste momento, pincelar 10 observações:

1) Diego é um bom goleiro. E embaixo das traves, ontem, foi imbatível. Mas quando joga um pouco adiantado e na saída de bola demonstra as suas deficiências atuais. Seus chutões raramente encontram um jogador do Avaí. E não deve ter segurança para sair tocando com os zagueiros. Então como resolver esta questão? Minha sugestão seria que CS88 ou MS10 a cada saída de bola se apresentasse numa das laterais do campo, como opção de jogada. Além de qualificar o passe na saída de jogo, ou até mesmo um lançamento de longa distância, abriria um espaço no meio, pois confundiria o marcador deste meia.

2) O Márcio Diogo ontem fez um gol digno de placa. Seus outros dois gols na competição já mostraram que ele domina a arte de colocar a bola nas redes. Mas seria uma boa precaução não exaltarmos muito estes feitos do atacante. Assim não chamamos os holofotes e as atenções de outros clubes para o atacante. Agora, na Ressacada, a torcida pode aplaudi-lo à vontade!

3) Falando em Márcio Diogo, e isto serve para todos os jogadores, eu espero que na parada para a Copa das Confederações façam um trabalho de preparação física adequado no Avaí. Márcio Diogo, por exemplo, é um dos que  precisa jogar o tempo todo.

4) Além do mais, a substituição de Márcio Diogo e dos demais atletas, ontem, escancararam este problema no Avaí. Afinal, as substituições acabam por não atender circunstâncias táticas, mas de fadiga. Ontem quem deveria ter saído para a entrada do Reis era o Beto. Mas como tirar de campo um jogador que está bem fisicamente e deixar outro fadigado?

5) E sobre o ataque do Avaí, considerando que o treinador vai manter o mesmo esquema (4-4-2), creio que seja a hora de dar a oportunidade para Tauã entrar como titular contra o Joinville, ao lado do Márcio Diogo.

6) Falando da defesa, ontem o Alef – tantas vezes injustiçado – fez uma boa partida. Bem melhor que seu companheiro de equipe, o Leandro Silva. Sem Leandro Amaro e Juliano em condições de serem titulares (para sabermos como eles jogam), e considerando a permanência do esquema, será que Alex Lima e Alef não é a melhor dupla de zagueiros disponível no Avaí, atualmente?

7) Lateral esquerda. Se o treinador avaiano mudar o esquema para 3-5-2, Julinho é o jogador para atuar pela ala. Mas na forma de atuar do treinador sou obrigado a falar (mesmo contrariado) que até mesmo o Jefferson Maranhão marca melhor que o Julinho.

8) Lateral direita. Por mais que a atuação de Bovi não comprometa e até tenha auxiliado na marcação, ontem se Arlan estivesse em campo aproveitaríamos muitos espaços deixados pelo setor defensivo esquerdo do Palmeiras. Se o esquema fosse outro e o Avaí jogasse com alas até mesmo o garoto Higor poderia atuar por ali.

9) Falando em Higor, por que o atleta não está sendo aproveitado? Ontem era uma boa partida para ele ter entrado e arriscado alguns chutes de fora da área.

10) Porém, algo me diz que o Avaí jamais venceria a partida de ontem. E um lance ao final do jogo deixou isso bem claro. O bandeirinha, pela defesa do Palmeiras, marcou uma falta do Beto, quando este estava sendo puxado dentro da área. Ou seja, se houve falta, seria a favor do Avaí, e uma penalidade máxima.

Por fim, uma outra sugestão:

Já que o treinador avaiano não aparenta querer adotar um esquema com três zagueiros, que tal pensar o Avaí com três volantes. Ano passado algumas das melhores partidas do Avaí, na série B, foram com três volantes em campo. Para tanto, não precisaria abrir mão de CS88 ou MS10, mas jogaria com apenas um atacante, no esquema 4-5-1.

Que venha o Joinville. E três pontos neste jogo são importantíssimos!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Palmeiras 2 x 1 Avaí; Deu a lógica …

  1. Boa Rateke!
    Só achei que o Julinho ontem fez uma partida boa e o Bovi, apesar da limitação ofensiva, também foi mais participativo.

    O resultado pode ser encarado como normal, mas concordei com o próprio Ricardinho, onde ele falou que o Avaí foi melhor melhor ontem do que em partidas anteriores, mesmo tendo vencido.
    Claro que o Palmeiras também da mais liberdade, mas o Julinho teve boas saídas pela esquerda.
    O posicionamento da zaga/volantes ainda está deficiente.

    []s

    • Melhor que no outros jogos com certeza, porém pra mim três peças ontem foram muito abaixo e uma delas vem pecando a tempo e necessita de uma preparação melhor, falo do Leandro SIlva, extremamente fora de sintonia, falhou nos dois gols ontem, e os outros dois foram o Alê e o sonolento Beto. o Ricardinho não viu isso, quer tirar o Marquinhos coloca o meia do Cambura (insisto em esquecer o nome dele) e o Tauã deveria ter entrado no lugar do Beto precisávamos de correria e posse de bola.
      Pra mim o Avaí tem tudo e talvez o melhor elenco dessa série B, porém nosso treinador não “quer” subir.

      • Apesar de alguns críticos dizerem o contrário, eu também penso que o elenco do Avaí é bom. Porém, o treinador não está sabendo explorar as qualidades dos jogadores e o esquema está sobrecarregando a defesa.

    • O Julinho é eficiente ofensivamente, por isso renderia muito melhor jogando como ala. Mas quem sabe jogando com três volantes, fazendo com que os mesmos cubram os laterais, e não os zagueiros, também seja possível explorar mais esta condição. E quem sabe, assim, fosse interessante ver o Ricardinho jogando novamente na lateral direita.

  2. Entendo que o treinador pode ter o seu esquema de jogo preferido, mas que em determinados elencos a sua preferência seja colocado de lado.
    No caso do Ricardinho, por exemplo, com o Julinho e o Arlan (Caqui), o Avaí tinha tudo para ter dois alas bem ofencivos e que renderiam mais, desde que com a zaga mais reforçada.
    Hoje o Bovi é lateral – lateral, daqueles que só sobe com um empurrão.
    Não seria o caso de explorar outro atleta na função e proteger melhor a zaga?
    O Julinho marca com os olhos, o Leandro Silva está longe de ser o comandante de 2012, Alef jogou bem, mas carece de experiência e os volantes não estão dando conta.
    Minha esperança é que na pardada o Ricardinho arrume esse time.

    Sdx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s