Dois títulos brasileiros da série B na conta do Tigre !!!!

A CBF pontuou o Criciúma no seu RANKING, como tendo dois títulos brasileiros da série B. Veja o texto abaixo retirado da Wikipédia.

Em 1986 foi realizada a sétima edição do Torneio Paralelo, campeonato organizado pela CBF disputado por 36 equipes divididas em 4 grupos. As equipes do Central de Caruaru, Criciúma, Inter de Limeira e Treze de Campina Grande venceram seus grupos e por consequência foram promovidos para a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986.

Inicialmente, o certame seria disputado por apenas 24 equipes. Brasil de Pelotas, melhor colocado dos grupos C e D ao final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985 e Goytacaz, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985 – Série B, conhecido na época como Taça de Prata, estavam garantidos na competição. As outras vinte e duas equipes seriam selecionadas de acordo com seus resultados nos campeonatos estaduais. Posteriormente, devido a problemas políticos na escolha das equipes do Rio de Janeiro, mais 12 times foram admitidos na competição, chegando ao total de 36 times que por fim disputaram o torneio.1 .

A CBF, apesar de nunca ter reconhecido oficialmente o título dos ganhadores, conferiu aos quatro primeiros colocados o percentual de pontos no seu ranking oficial relativo ao campeão da Série B, fato que faz diversos historiadores[1] reconhecerem o Central de Caruaru, Criciúma, Inter de Limeira e Treze de Campina Grande como campeões da Série B de 1986 . Apesar das controvérsias em relação a este formato do Torneio ser considerado uma competição do tipo Série B, sob a alegação de que no Torneio Paralelo as equipes primeiras colocadas nos grupos disputaram a Série A do mesmo ano, há dois eventos históricos que confirmam a tese desta ser uma verdadeira segunda divisão nacional: a)No Campeonato Brasileiro da Série B em 1983, quatro times (Guarani-SP, Americano-RJ, Botafogo-SP e Uberaba-MG) que disputaram a divisão de acesso em face do seu desempenho esportivo participaram da Série A no mesmo ano, isso não impedindo o reconhecimento do título da Série B ao Campeão. b)O formato voltou a ocorrer no ano de 2000, com a Copa João Havelange, tendo como campeão do módulo amarelo, o Paraná, reconhecido como campeão da Série B naquele ano pela CBF e tendo tido acesso à fase final da mesma forma. Criciúma Esporte Clube teve a melhor pontuação geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s