Um pouco mais de calma

Me apropriando das palavras do zagueiro Bruno Maia, em sua entrevista de apresentação na Ressacada, também digo o quê o Avaí precisa agora: tranquilidade.

Estamos começando, ou re-começando uma nova fase. É hora de apoio e não de jogar pedras.

Eu acho curioso como o nosso clube tem tendência a pára-raios. Como as coisas de porte negativo teimam em cair em nosso quintal. Se não é uma penca de jornalistas medíocres, com formação em fofoquismo ao invés de jornalismo, levantando hipóteses para instalar o caos nos Carianos, são torcedores com complexo de vira-latas, alguns portentosos ingênuos a repercutir o que a mídia diz, e outros maus-caracteres mesmo, com pretensões a ganhar o troféu de umbigo do ano.

E se alguém não gosta que eu fale de torcedores, falo, sim, porque frequento as arquibancadas. Sou torcedor também. E não dependo de amiguinhos a me pagar entrada ou financiar minhas mensalidades.

Claro que muitos dirão que os diretores da Ressacada (todos eles!) teimam em dar com os burros n’água, mas isso não é motivo para se enfiar todos os dias o dedo na ferida.

Ajuda no quê chutar o clube como se faz? Usar o senso comum como atestado de inteligência é bom pra quem? Tenho certeza que para o clube não é.

Portanto, é por isso que clamo para esta coisa, para um pouco mais de tranquilidade, um pouco mais de calma, de paciência. Acertos e erros ocorrem em qualquer empresa, governo, instituição e clube de futebol. E no clube de futebol com sede do Sul da Ilha acontecem as mesmas coisas. O nosso Avaí não é o centro do mundo. Sinto muito quem pensa assim.

Torço demais para o Avaí, mas tenho a razoável percepção que ele é igual a todos os demais por aí, guardados tamanhos, aportes financeiros e história. Dessa maneira, esta necessidade, que beira as raias do absurdo, de termos uma administração da NASA, é própria de frustrados. Lamento se isso incomoda, mas Freud explica.

De qualquer forma, está mais do que na hora de começarmos a torcer para o clube, levantar o astral, apoiar o que deve e afastar as bruxas. Chorar o tempo todo pelo que deveria e não acontece não resolve nada.

Ah, resolve, sim, torna o que não tapa o sol com a peneira num chato.

– Ah, Alexandre, estás querendo dizer que não temos que cobrar?

Quem disse isso? Cobrar, sim. No momento oportuno e de forma inteligente e não fragilizando ainda mais o que já está com dificuldades.

Aliás, como tem gente que interpreta as coisas de maneira errada. Nunca disse que não se deve cobrar. E nunca disse que torcedor é culpado de alguma coisa. Eu comento os fatos, o que vejo, aquilo que acontece. E afirmo que viver o dia todo, todo dia, procurando defeitos e problemas no Avaí para posar de lúcido e esperto é desnecessário. Não ajuda. E só faz a capacidade de buscar soluções ir por água abaixo. Isso não é estabelecer culpa em alguém, mas expor que, quanto mais se procura pontos negativos, pior ficar.

Por outro lado, não estou preocupado com o que essa corriola quer ou tenta. Um canavial é muito bom pra ser chupado, se é que me entendem.

E, embora ache que nada disso vá fazer qualquer efeito em tutanos já endurecidos, vou continuar com meu discurso.

Prefiro dizer que vai melhorar e vamos ser campeões do que afirmar, insistentemente, que lá no Avaí nada presta.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um pouco mais de calma

  1. Aguiar, vamos começar esperando os 3 mil nas arquibancadas.
    O Treinador é o sonhado por quase todos, a zaga foi reforçada e temos dois novos laterais.

    Problemas internos 99 entre 100 clubes do Brasil tem.
    Pagamento 100% em dia (salários, direito de imagens, premiações e fornecedores), também é difícil manter. Óbvio que sei que salários atrasados é um câncer para o time, mas aí entram vários fatores, incluindo a participação da torcida que pode dar esse lastro.

    Enfim, o assunto AVAÍ voltou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s