O foco que não é o marido da fofoca

Um comentarista aqui no Portal Todo Esporte SC, na coluna Urra, Leão! muito rapidamente veio me acusar de estar desviando o foco, ao abordar coisas que, segundo ele, não correspondem à realidade avaiana. Nas entrelinhas, exatamente por não me conhecer, quis me acusar de estar escondendo informações. Sugere, talvez insuflado pela lógica liliputiana da rádio gaúcha, que haveria atrasos de salários na Ressacada. Essa seria a razão, que corre solta e afirmada por funcionários (que ninguém sabe quem são), de os jogadores do Avaí não estarem correspondendo em campo.

Fácil isso, né? Conveniente. E eu é que desvio o foco.

Aponta-se uma desculpa baseada no achismo e pronto, nossos problemas se acabaram. Há quem aposte na fofoca em tudo, no ouvir falar, no “disseram”, pois se é fofoca e chute um dia vira realidade, segundo a torpeza deles. E essa gente nem corada fica. Joga-se no ar, se colar, colou. O importante é achar uma desculpinha esfarrapada para depois ser o pai da criança das fofocas.

Se houver mesmo atraso de salários eu digo. Tragam a informação que eu publico, sem problema algum. Dê nome e sobrenome que a criança é batizada. Agora, não me venham com chutes e disse-me-disse, porque isso é feio, leviano e irresponsável. É coisa de moleque. Marmanjos barbados agindo como guris de recado.

Que tal dizer, então, que este grupo de jogadores, principalmente de quem mais se esperava, não está sintonizado com as necessidades do Avaí? Que Diego, Leandro Silva, Eduardo Costa e Cléber Santana (principalmente ele) estão jogando apenas no nome? Diga-se de passagem, jogadores ovacionados pela torcida no passado, e que agora são meros arremedos. Pelo menos foram saudados por aquela torcida que não vai à feijoada, aquela que gosta de emparedar o Avaí sobre todas as coisas, mas que na hora que se precisa de um esforço gozam, fazem escárnios e viram as costas.

Obviamente que por trás dessa lógica há uma bronca contra o Zunino, evidentemente. A mãe de todas as pedras é contra ele. Mas, e aí vem a minha bronca, o Zunino não fez praticamente tudo o que essa torcida queria?

Que tal dizer também que a direção avaiana errou feio, cometeu um erro crasso em repatriar o tal de Hémerson Maria? Isso ninguém vai dizer, porque irá contra seus princípios. O pessoal que não vai à feijoada está escondido e sem coragem de dizer que Hémerson Maria só tem garganta. Eles são ardilosos, mas não são burros. E nem adianta dizer que ele tem material ruim nas mãos, porque os jogadores que estão aí compõem qualquer time de Série A, inclusive seo Aelson, Rodrigo Thiesen e Reis, os alvos da rodada. Quem assiste aos jogos do Brasileirão sabe o que estou dizendo.

Ah, ele é torcedor? Pois eu também sou. Deem-me o colete dele que faço igual ou parecido com isso que o seo Hémerson Maria está fazendo. Temos 3 mil torcedores que não arredam o pé e fazem melhor que ele, porque perceberam a cagada que fez naquele jogo contra o Paraná. Amador por amador…

Curioso é que se Marquinhos Santos, o preferido das pedradas depois do Zunino, errasse um quinto, um décimo, um milionésimo do que erra Cléber Santana, certamente seria execrado e correria riscos em sua terra natal. Mas de Cléber Santana ninguém fala, deosolivreô!

O Avaí, embora alguns não achem, tem jeito, sim. Mandem seo Zé Maria embora. Agora! Nada de esperar mais algumas rodadas, porque isso aí não vai mudar. Contratem um técnico que entenda de futebol, daqueles que não precise ir para as rádios chorar melosidades dizendo que seu amor pelo Avaí é maior que isso ou aquilo. E que se faça os medalhões jogarem, porque é deles que se espera uma melhor definição e não dos guris da base. E não adianta pôr culpas no Julio Rondinelli porque com o orçamento que tem nas mãos ele fez mais que muitas LAs da vida. Algumas coisas não deram certas, obviamente, mas é situação que cabe perfeitamente em qualquer planejamento. Em todos os clubes de futebol há jogadores que não vingaram. Até na Seleção Brasileira.

Ainda dá tempo.

O que não dá mais é engolir certas bobagens salgadas com hipocrisia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s