Momento multipolar

Curiosas são as coisas do futebol.

Nos fins de Julho a delegação do Avaí saiu do aeroporto Hercílio Luz pela porta dos fundos e os jogadores quase foram apedrejados por meia dúzia de batedores de lata. Hoje, que ninguém duvide, é capaz de serem levados no colo até a poltrona de um avião, com direito a champagne, e com toda a garantia do mundo lágrimas irão rolar de olhos rútilos. Até a próxima derrota.

O time do Figueirense, ao contrário, era endeusado e tido como a filial abestalhada do Barcelona. Não teria pra ninguém e só perdeu o catarinense porque ali era um laboratório. Certamente jogaria com um pé nas costas a série B e só está em boa colocação porque sempre foi um time regular e clube organizado. Hoje, se alguém chamar um torcedor doladelá de feio ele te joga um tubo de spray de tinta nos olhos. E dizem, eles, em alto e bom som, que aquele time não os representa.

A sensação do Campeonato Catarinense 2013 era o Criciúma. Gozavam dos alvinegros e dos avaianos por estarem na Série A e nós na B, era o maior campeão de Santa Catarina, seu status era de clube organizado e se achavam representantes dos deuses do futebol na Terra. Além disso, seu quadro de associados era digno de orgulho, por ser sempre fiel ao clube, na alegria e na tristeza. Nesta rodada em que foram eliminados da Copa do Brasil, só faltou a torcida rasgar a bandeira do clube, junto com as carteirinhas de sócios.

A Chapecoense está numa ótima fase e seu estádio (ops, arena!) vive cheio. Já se consideram a 3ª. força do Rio Grande do Sul, porque no nível em que estão se acham parte de outro estado e não de Santa Catarina, esse estado que tem como Capital a Florianópolis de pobres e molambentos comedores de siri. Certamente quando estiverem numa pindaíba, natural no futebol, correrão para o litoral pedindo emprego ou lutando por vaguinha na Universidade.

As pessoas dizem que é assim mesmo. Sei, sei, hoje o sujeito me ofende, amanhã estará me dando tapinha nas costas.

Na verdade, o que penso faltar são objetivos traçados do que se quer da vida. Da vida, no dia a dia e em coisas que se estendem aos afazeres e ao lazer. Há muito adolescente mimado por aí, mesmo que sejam velhos barbados e velhas rodadas com mais de setenta anos, a definir posturas, carreiras e reputações com viés de agressividade e com pose de entendidos. Por que? Qual a necessidade de querer parecer melhor do que os outros.

Claro que no âmbito do futebol, xingamos o sujeito que perde o gol para depois aplaudi-lo quando mete uma bucha na gaveta. Não é disso que eu falo, mas de estilo de crítica, de discernimento.

– Mas, poxa vida, cara, estás querendo que o sujeito que verte sangue ali nas arquibancadas, movido por emoções apenas, raciocine e faça análise crítica de algum evento?

É óbvio que não estou dizendo isso, é claro que não. Estou falando daqueles que expõem os dentes na calada da noite, xingando e ofendendo quem quer que seja motivado pela bunda fria da arquibancada. Eu falo é destes, cujo discernimento tem menos neurônios que uma ameba. Falo dos que tem solução para todos aos males, mas no momento em que são postos à prova, seus rabinhos metem-se no meio das pernas cagadas. É desta postura arrivista, preconceituosa e insana, tão comum nas arquibancadas e que estende pelas redes sociais e blogs afins. Um enorme senso comum. E é isto, somente isto, que esvazia estádios. As pessoas estão atoladas até o pescoço com essa multipolaridade.

O senso comum, sob a bandeira do PFC, da política, dos ingressos, do clima e do acesso ao estádio e bobagens que servem de bengalas a comodistas, é que está vencendo e tirando o torcedor do estádio. Os multipolares se conduzem como manada e submetem a todos a um pensamento agressivo quando suas angustias estão expostas. Nada mais que isso.

Quer saber se você é um multipolar? Neste momento, após você ter lido isto, estará doido para me mandar à merda, por eu ser um chapa-branca, lacaio e capacho do Zunino, mas você não parou para pensar na situação como um todo. Lógico que não. Você quer é parecer esperto diante dos outros, apenas isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s