Levanta, sacode a cisma e vamos em frente

É interessante a vontade que se tem em achar defeitos nestes jogos do Avaí. Tem problemas? Tem. Mas, sinceramente, não vejo a necessidade de análises tão aprofundadas, além dos achismos e desvalorização. E há um trauma garrado por coisas erradas de dar dó. Um ceticismo birrento e sem necessidade. Andamos ressabiados, cismados. Ora, mas por que?

Se o técnico Hémerson Maria começou capengando e com dificuldades em achar uma postura melhor para o time do Avaí, e eu particularmente fiz uma crítica exatamente por ele não perceber isso, resignou-se e viu que na sofisticação não dava. Apostou no simples. Percebeu que estava jogando uma série B e mudou a postura. Ótimo! Maravilha! É assim que se faz. Torço por ele agora como se fosse o último treinador da face da Terra.

E se alguém não sabe, série B é isso mesmo, é com jogo ruim, com jogadas bisonhas, com gols dados pro adversário e gols perdidos grosseiramente. Tudo bem, a gente compreende que os entendidos querem fazer jus ao seu conhecimento, mas depois de se saber que as dificuldades são estas mesmas, é hora de começar a ajudar, ao invés de só reclamar. Não há jogo bom em série B, já dava tempo de muita gente aprender. Por isso, fico incomodado com a frase: ”venceu, mas não convenceu”. Como assim?

Venceu. Os três pontos convenceram. E se comemore muito qualquer resultado ganhado desse jeito. Temos que merecer a série A, com superação, com garra, com disposição. Jogando junto, dividindo todas. Se jogar dando espetáculo, melhor ainda. Se não, vai com o que tem.

Confesso que cheguei a cair nesse discurso vazio “da falta de qualidade” no jogo passado. Está errado. Eu mesmo me penitencio por haver caído nessa falácia por qualidade. Coisa tola! Não tem esse negócio, não. Temos que estar juntos e não abandonar quando a coisa está preta.

Agora, curioso o comentário que anda por aí:

– Alê fez uma falta que supostamente não houve, mas ainda assim é jogador ruim.

Ou seja, é um cara bom, pena que respira. É isso?

É importante dizer que Alê é um bom jogador, mas está em um momento ruim. Deve sair não por uma falta QUE NÃO FEZ, porque é estabanado e deu chance pra arbitragem (socorro!), mas porque o esquema adotado pelo Maria não lhe favorece, esse é o fato. Num jogo em que o Avaí for jogar com três volantes à frente da área, é provável que ele seja mais efetivo, mas agora não é. Se voltar, torço para que seja o melhor em campo, ao invés de vaiar na véspera.

O curioso, o mais engraçado, é o Condicional usado sem escrúpulos, sem nem se ficar corado:

– SE o América tivesse mais fôlego…

– SE tivéssemos mais um jogador na lateral…

– SE a trave não ajudasse…

– SE o atacante fosse rápido…

– SE o gramado não incomodasse…

– SE o time jogasse melhor…

– SE o juiz não fosse ladrão…

– SE o Beto fizesse aquele gol…

Será que ninguém prestou atenção que estamos conseguindo chegar mesmo com o que nós temos? Mania de ver o pote de ouro no fim do arco-íris. Não existe ouro. Não existe arco-íris. O que há é um campeonato extremamente equilibrado e temos que torcer por meio a zero, dando balão e matando de canela. E gol de bico, se for possível. Claro, SE tudo fosse lindo e maravilhoso estaríamos jogando ou na Série A, ou na Champions League.

Como não, vou continuar a torcer e valorizar o que temos. E levar isso aí na pontinha dos dedos.

Toca pra Ressacada, então, mô nego!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Levanta, sacode a cisma e vamos em frente

  1. Fala Aguiar!!

    Primeiro, ainda não vi o Alê fazer uma partida de encher os olhos. Ao meu entender ele compromete mais do que ajuda.
    Segundo, Se o Avaí tivesse mais um bom lateral, mais um bom atacante e mais um bom zagueiro, certamente estaria ocupando a vaga do Palmeiras. Só que como sempre falo, nossa torcida exige muito, porém não da esse lastro financeiro.
    “Dacumpoco” vão reclamar da reunião de condomínio do prédio ao lado da Ressacada.
    Assim como o América perdeu chances na sexta, o Avaí também perdeu em outros jogos. Quem não lembra do gol de goleiro que tomamos no apagar das luzes?

    Não fico fazendo levantamento de aproveitamento, mas nos últimos sete jogos, possivelmente tenhamos a melhor campanha da série B, ou seja, estamos no caminho certo.
    Outra coisa importante, é bom lembrar que o Avaí ainda vai perder e que se a torcida não estiver junto fica mais difícil de levantar.

    Saudações Azurras

    • Sim, também concordo, se tivéssemos jogaores assim ou assado, não estaríamos nessa pindaíba. Mas, ainda assim, estamos indo bem, com bom aproveitamento e com chances de subir. E com estes joghadores. Portanto, mais afeto e menos corneta.
      Abraços

  2. BOA NOITE!
    AGUIAR,

    ESSE TAL DE MARQUINHOS QUE ESTA SENDO CANTADO EM VERSO E PROSA EM TDS OS BLOGS É AQUELE MARQUINHOS QUE NAÕ ERA AMIGO DE FULANO QUE IA PRO FLUMINENSE, E QUE EU DEFENDIA??
    COMO DIRIA O CORVOHIENA: E EU NÃO ME APOSENTO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s