Foi uma Boa

Talvez a gana da gente em querer resolver logo estas pendengas na série B acabe desmerecendo um resultado de empate como este contra o Boa de Varginha, mas diante do contexto é de se aproveitar. Claro que pela partida bem estruturada do Avaí, embora com algumas capengadas do treinador, era possível até vencer. Porém, como bem disse Marquinhos, há que se valorizar este resultado.

Em cima disso quero entender esse desespero por bons jogadores.

– Precisa de um lateral.

– Precisa de um atacante.

– Precisa, precisa, precisa…

Precisa é de paciência, isto sim.

Precisa entender que é muito fácil treinar um time top de linha. Me dá o Bayern de Munique que serei o melhor técnico do mundo. Aí é fácil. Quero ver o treinador ajustar um time com o que tem nas mãos, porque aí terá mais valor, que é o que o Maria está fazendo e obtendo bons resultados, mesmo que em alguns momentos ele tenha tido um branco. A torcida não quer sofrer e ter medinho? Vá ver o Show da Xuxa.

E precisa entender ainda que o esquema montado é 4-5-1, onde um dos “laterais” vai ter que ficar para marcar, senão o buraco na defesa abre de novo. Não tem outro jeito. E este jogador é Ricardinho, que está eficiente nesta função. Aplaudam o guri, antes de se dizer que está quebrando um galho.

É importante dizer também que este time do Avaí (e não outro), ao vencer os adversários mais fracos e se distanciar da zona de rebaixamento, tomou gosto pelo campeonato e o grupo conquistou confiança. E este time deve ser muito valorizado pela torcida. É claro que, como disse, boa parte disso se deve creditar ao técnico avaiano, que montou uma postura tática consistente e fez o time crescer. Contudo, a mesma conduta inteligente de Hémerson Maria também sofre de lapsos incorrigíveis comum a muitos técnicos, que é a invenção. A sanha mudancista do treinador parece não ter fim e com certeza ainda vamos ter suores e tremedeiras nesta competição. Mas é assim mesmo, pois é Avaí e é série B.

O treinador avaiano precisa é entender que com as carências que nós temos não é hora para fazer aventuras. Não era para entrar com Luciano e ponto final. Deveria manter Diego Jardel, que mesmo não tendo repetido boas atuações, é o ponto de equilíbrio neste meio de campo avaiano. Ele não é amarrador como atestam alguns desesperados. O tempo que ele mantém a posse de bola é suficiente para que os jogadores mais lentos do time cheguem ao ataque e se crie oportunidades de gols.

O treinador achou a função de Eduardo Costa, cobrindo a saída dos laterais e ajudando a zaga. Apostou na saída de bola com Cléber Santana, fazendo o craque pernambucano jogar um pouco mais recuado ocupado a faixa de meio de campo e intermediária adversária. Conseguiu dar uma qualificação no passe final, com Marquinhos mais avançado. E achou uma ligação eficiente entre tudo isso em Diego Jardel. Isso faz com que Rodrigo Thiesen, ainda contestado não sei o porquê, tenha espaços para poder fazer o combate no círculo central do gramado e até avançar. Sem isso ele é obrigado a recuar e jogar na mesma posição de Eduardo Costa. E foi exatamente por isso que ele fez uma péssima partida neste jogo.

Mas o que fez o Hémerson Maria?

Colocou Luciano, um bom atacante por sinal, a atuar pela meia e municiando Beto e Marquinhos na frente da área adversária, mas também fazendo-o voltar e tentar levar a bola rápida para o ataque. Quis que fosse feita a mesma função de Diego Jardel com outro jogador com características bem distintas. Isso foi a razão deste empate. O garoto acabou não fazendo uma coisa nem outra. O time jogou burocraticamente no meio de campo. Portanto, o meia de Águas Mornas era para ter sido mantido.

Ainda assim jogamos bem. Tivemos boas chances de gols. E as próprias entradas de Marcio Diogo e Diego Jardel no segundo tempo melhoraram ainda mais a atitude do meio de campo. O problema é que Marquinhos e Cléber Santana já haviam corrido o suficiente por Luciano no primeiro tempo e estavam acabados.

De qualquer forma, é para se comemorar, sim, o empate. Se já conseguimos obter confiança com os bons resultados para sair da zona de perigo, logo, logo, vamos dobrar os competidores diretos. O que não pode mais acontecer são essas invencionices.

Faz o simples, Maria!

Ah, a propósito, a pijamada e os modinhas poderão comemorar mais uma vez, pois teremos mais uma promoção de ingressos para esta sexta-feira. É a parte que cabe à torcida. Nada de mimimi e desculpinhas furadas, viu. Querem jogador, mas não querem ajudar ao clube?

Anúncios

Um pensamento sobre “Foi uma Boa

  1. O empate foi bom levando em consideração a campanha que o Boa vem fazendo.
    O Avaí de hoje é muito mais sólido do que aquele que começou a série B. Os jogadores sabem as suas funções dentro de campo, mesmo que as vezes cometam falhas individuais, e isso é mérito do Maria.
    Gosto do Ricardinho na lateral, ele não é um ala tipo o Arlan Caqui, mas é eficiente na marcação e em alguns apoios.
    O Beto Sedan tem feito bons jogos, mas de um atacante espera-se gols. Eis aí minha maior preocupação com o Leão.
    Contra o Boa, por exemplo, acho que o nosso camisa 9 não deu “um” chute a gol, o que é muito pouco. O cara pode ter azar em chutar na trave, a bola passar raspando, o goleiro pegar tudo, mas passar o jogo inteiro sem concluir é pouco para o camisa 9.
    Se ele faz o pivozão e gira pra bater em gol ou tabela para receber
    na frente ou ainda tenta cabecear num cruzamento, ao meu entender, justificaria sua condição de titular absoluto.

    Entendo as limitações financeiras e acho que é um fator primordial, mesmo que as vezes a gente imagine com uma possível qualificação mais cara no elenco, taxxxx compreendendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s