Quem sabe faz a própria história

Já ficou na história o jogo entre Avaí e Palmeiras, válido pela 23ª. rodada da Série B, de 2013. Lamentamos e exaltamos o que foi possível. E ficamos sabendo, para nossa surpresa, que o Avaí tem um time que é muito mais capaz do que se imaginava. E que pode muito. Não me lembro, neste ano, de termos feito uma partida tão intensa como aquela. Mas isso é passado.

O Avaí agora segue jogando, a cada rodada, por um jogo. O próximo jogo, daqui por diante, será final de Copa do Mundo. Portanto, o próximo da vez é o jogo contra o JEC de Joinville. E se o jogo de terça-feira já ficou para a história, a história nos conta que os jogos entre Avaí e Joinville são encardidos. Talvez, depois do clássico em nosso quintal, seja o jogo com maior rivalidade por aqui. Não me lembro de ter havido jogos amistosos entre Avaí e Joinville.

Aliás, quando nos encontramos, os avaianos, para provar a última safra de cevada, frequentemente temos histórias para contar sobre os jogos do Avaí. Se há um clube onde seu passado é rico é o nosso. Encontre-se com um avaiano e o papo começa com “lembra daquele jogo tal…” e sai uma enfiada de tons, detalhes e imagens inacreditáveis. Uma pessoa que não conheça as nossas histórias pensa que estamos falado de alguma civilização famosa ou um drama épico grego.

Dos jogos contra o JEC temos um enredo rico. As partidas entre os times destes dois clubes são verdadeiras epopéias mesmo. Cada lance melhor que o outro, cada disputa uma decisão. O clube mais vezes campeão e de maior prestigio em Santa Catarina contra o da torcida mais participava da maior cidade do Estado, cada qual buscando solidificar uma hegemonia e intensificar a rivalidade.

Lembro de dois jogos importantes, um foi a decisão do estadual de 1985, em Itajaí, quando o JEC engoliu o Avaí e foi campeão, e outro pelas finais de 1988, na Ressacada, quando Adilson Heleno quebrou a barreira do som numa cobrança de falta magistral. Sou testemunha dos dois jogos.

Daqui para frente será assim, um jogo, uma final, cada ponto somado um passo para estarmos na Série A de 2014. E que começa pelo JEC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s