Na raça

Se há um troço o qual a nação avaiana exulta é a histórica raça demonstrada pelos times que representam este clube. E isso está no hino, ou seja, incorporado à nossa história. Pois não foi de outro jeito que ganhamos do JEC. No sangue, no suor e na lágrima. Na pura raça avaiana.

Durante a tarde se ouvia dizer que o jogo poderia ser cancelado. Chovia baldes na já veneziana cidade das flores. E com chuva o espetáculo do segundo clássico de Santa Catarina seria prejudicado. Havendo jogo, seria na lama. E como de fato foi. Alguns lampejos de criatividade aqui e ali, uma ou outra jogada mais brilhante, mas de resto foram chutões esteporentos e bicancas levianas.

O Avaí, contudo, estava em campo com a corda no ultimo laço. Embora alguns poucos avaianos, como eu, não houvéssemos desistido, sabíamos que era muito difícil. Mas sabíamos também que com o Avaí não se brinca. Sabemos, pela nossa história, que o Avaí se supera quando ninguém dá mais nada por ele. Alguns pensam que isso é figura de retórica, que são frases bonitinhas para compor texto melodramático de torcedor babão. Não, não é.

E foi assim mesmo, na superação, na raça, na bunda ralada na grama que vencemos. O gol de Beto, execrado por que acha que conhece futebol e ofendido por quem se acha superior, foi o exemplo claro disso tudo. E mesmo que a postura tática adotada pelo Maria tenha-nos favorecido, ainda assim impusemos um futebol de quem quer vencer, de alguém que quer algo na vida, além de ser mero coadjuvante.

Estamos no campeonato, acesos, jogando no limite das forças, sofridos e agoniados, do jeito que todos nós, avaianos, gostamos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Na raça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s