Uma luz que me alumie

Eu tenho muita curiosidade em saber o que fariam algumas pessoas à frente de cargos importantes na vida.

No mundo da bola, então, como dirigentes de futebol, por exemplo, muito nego véio se consagraria, dadas as conclusões que tem do esporte das multidões. O sujeito que vive criticando o desempenho do dirigente e afirmando que o cara só contrata nabas, se tivesse a oportunidade de assumir a função certamente traria Cristiano Ronaldo, Messi e Franck Ribéry assim, de rodo, com orçamento de carrinho de pipoca e numa engenharia financeira de deixar a Bolsa de Nova Iorque de queixo caído, tal são os palpites admiráveis.

Antes que algum desavisado venha me dizer que pretendo assumir o lugar do Hémerson Maria afirmo que não tenho essa pretensão, nunca tive, sei exatamente qual é o meu lugar (coisa que poucos sabem), tanto que vejo no Maria possibilidades, embora ele não as use. E faço críticas pontuais, de jogo, do que era capaz e não fez. Não o teria trazido, mas se está no cargo vou torcer para dar certo. Não faço, portanto, coro com o #FORAMARIA, pelo contrário.

No entanto, a murrinha impregnada contra o Rondinelli chega a ser covarde. Sim, ele tem um orçamento enxuto e é com isso que trabalha. Não há como ser diferente e nem como fazer milagres. Não adianta espernear, chamar a mãe ou rasgar as calcinhas, não vai dar 100% certo. Será que precisa dizer isso? Alguém pode me informar um time onde todos os jogadores contratados foram garantia de sucesso, enquanto que seu departamento de futebol tenha que vender o almoço pra pagar a janta?

Porém, tem gente que se faz de tanso, ou de esperto, sei lá. E o mais engraçado é que a mesma murrinha que reclama de suas contratações é aquela que diz que o Avaí não pode mais fazer dívidas. Como assim, cara pálida?

O curioso são as listas:

– Jogador tal, de tal time, está na reserva e não está sendo usado. É bom jogador e podia vir para o Avaí – lembre-se que são vários, dava pra fazer uns três times novos.

Aí quando o Avaí, ou o Rondinelli, contrata um jogador que estava na reserva do time assim, assado, é bom jogador, pode render alguma coisa, não dá, este não serve. É reserva, é guri, é isso e mais aquilo. O mais hilário é que os caras foram contratados ontem e já tem corinho de vaia na primeira bola errada que der. A má vontade é gritante. Calma, o Zunino está incapacitado, dificilmente volta, então relaxem um pouquinho e limpem a baba.

Só para se saber como isto funciona, há pouco tempo havia um movimento para se montar um novo estatuto na Ressacada. Seria a redenção, o thebestmodarfoquer dos estatutos e que daria uma cara nova ao clube. Gente dita da oposição à atual administração, de cabeça arejada e projetos volumosos estaria à frente e o AGORA VAI era dito. Passados alguns tempos e pendrives perdidos depois, até agora, ninguém sabe, ninguém viu a quantas anda o tal estatuto. E a culpa foi do Zunino? Oh, Yes!

Durante outros “vários tempos”, se vivia exigindo (de dedo em riste!) um acesso à série A, como forma de alavancar o clube e recolocar o Avaí no cenário nacional. E aí, não se sabe qual água foi tomada, mas surgiu um movimento de NÃO QUERO MAIS, SUBIR PRA QUÊ? jogando por terra todo um projeto, toda uma campanha de acesso, todo uma iniciativa para se chegar mais longe, ter mais investimentos e até melhorar a vida do clube. Não, agora não quero mais, sou mais feliz na série B, ganhando merrecas e enchendo o estádio para ver Arapiracas, Mangagavas e Trololós do futebol verde e amarelo.

Mas, peraí, me dei conta disso agora. As mesmas pessoas que fazem análises encardidas dos jogos, do grupo do QUEREMO JOGADÔ, do fora Rondinelli, do fora Zunino não são os mesmos que querem abandonar o barco agora?

Vou voltar a ver Saramandaia, pois lá tudo é mais compreensível.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Uma luz que me alumie

  1. Convocação da seleção Brasileira, que é de graça, onde são escolhidos os “melhores” já não agrada todo mundo, imagima fazer futebol sem dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s