Campeonato com nova fórmula começa em 26 de janeiro

O Campeonato Catarinense de 2014 será terá uma nova fórmula. A definição ocorreu na tarde desta sexta-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol durante o Conselho Técnico. O Campeonato começará no dia 26 de janeiro, terminando no dia 13 de abril.

Na 1ª etapa, turno único, os clubes se enfrentarão todos entre si somente em jogos de ida. Os cinco clubes que obtiveram as cinco primeiras colocações no Campeonato Catarinense 2013 farão cinco partidas como mandantes.

Após as nove primeiras rodadas do turno único, os quatro melhores colocados seguem na disputa do título e estarão classificados ao Quadrangular. Já os seis últimos colocados vão disputar um Hexagonal.

“A fórmula é excelente e atende a todos os interesses: permite a rentabilidade da competição; oferece calendário para os clubes catarinenses que não disputam nenhuma das séries do Brasileiro; e favorece uma pré-temporada para a melhor preparação dos atletas”, avaliou o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC (SCClubes), Wilfredo Brillinger.

Depois de muitas discussões entre os clubes (realizadas desde julho), a fórmula definitiva foi discutida coletivamente entre os profissionais da Federação e os presidentes de clubes, sendo que apenas o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, não compareceu em virtude de percalços com deslocamento.

TABELA

No decorrer da próxima semana, o Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol irá divulgar a tabela oficial do Campeonato Catarinense da Série A de 2014.

NOMENCLATURA

Atendendo proposta da SCClubes, a Federação alterou a denominação dos antigos Campeonatos Catarinenses das Divisões Principal, Especial e de Acesso, que passam a ser denominados Campeonatos Catarinenses das Séries A, B e C, seguindo as nomenclaturas utilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

QUADRANGULAR

Tanto o quadrangular quanto o hexagonal serão disputados em turno e returno. Os dois primeiros colocados do quadrangular serão os finalistas da Série A 2014 e garantem duas vagas na Copa do Brasil 2014, sendo que a equipe que obtiver melhor campanha no Quadrangular decide o título como mandate.

Caso uma equipe que não tenha calendário definido nas Séries A, B e C esteja classificada para o quadrangular, a mesma já será a representante catarinense na Série D.

FINAIS

Na decisão, a equipe que somar mais pontos ao final dos dois jogos será campeã. Persistindo o empate no número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols fica com o título. Caso as equipes sigam empatadas no saldo de gols, a equipe mandate será declarada campeã.

HEXAGONAL

No hexagonal as seis equipes se enfrentarão em turno e returno, a equipe que somar mais pontos será a quinta colocada da Série A 2014 e conquistará a terceira vaga da Copa do Brasil, assim como a última vaga de SC na Série D do Campeonato Brasileiro.

Os dois últimos colocados do hexagonal serão rebaixados à Série B do Campeonato Catarinense em 2015.

Fonte: FCF + SCClubes

Foto: Marcelo de Negreiros

Jornalista Paulo Scarduelli

Célula Comunicação

Telefones: (48) 9112.7757 e 3304-7757

E-mail: paulo.scarduelli@celulacom.net.br

Facebook.com/celulacomunicacao

Saúde, Paz e Vamos Sempre em Frente…

Anúncios

2 pensamentos sobre “Campeonato com nova fórmula começa em 26 de janeiro

  1. Pingback: O campeonato catarinense e o seu regulamento | Todo Esporte Santa Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s