A casca de ovo cheia de pêlos

Às vezes a gente se perde nas palavras baseados naquela coisa de certo/errado, a tal da dicotomia cartesiana. Se é alto não é baixo, se é gordo não é magro. Nem sempre é assim e é exatamente por isso que a vida é tão diversificada. Todavia, isso gera conflitos e a agressividade em gestação todos os dias na sociedade parece ter afinidade com isso.

Faço esta analogia em razão das conversas de bastidores que pipocam após a derrota frustrante do Avaí diante da boa equipe do Verdão do Oeste de Santa Catarina.

A questão de atrasos no pagamento de prêmios parece estar sendo a desculpa apresentada para o fracasso do time, o que pode gerar desestímulo de alguma ordem num grupo de jogadores. Porém, se estabelecer categoricamente uma relação causal de efeito e admitir que, ah, por causa disso o time do Avaí não jogou diante da Chapecoense é pesado, é forçar demais a barra. Reconheço, porque acompanho o futebol desde o tempo de calças curtas, que o time da Chapecoense é o melhor que há por aí. E afirmo, sem medo de errar, que é melhor até que o do Palmeiras, uma vez que, para quem acompanha futebol sem rancores, temos bons times em Santa Catarina.

– Ah, mas são retranqueiros, faltosos, caneludos e duros!

Mentira! É que o nosso ranço bairrista acaba nos cegando.

Achar que, por causa da falta de “prêmios” o time não tenha jogado, e isso tenha sido a razão da derrota, põe por terra todo o trabalho da comissão técnica avaiana feito até agora. É procurar pêlo em ovo. Se não jogaram foi em função do desgaste, da natureza da campanha, do bom trabalho de treinamento efetivo que o treinador avaiano tem feito fora do campo e da própria postura do time da Chapecoense. Vamos separar as coisas.

Porque senão, a partir de agora, se é assim, convoquemos público zero e se abandone a campanha da série B rumo ao acesso. Vamos dar voz aos avestruzes que esconderam a cabeça no buraco e dizem que não é hora de subir. É isso? Ora, se o apequenamento se mantiver, se o pensamento é esse, fica feio apostar num time que jogue pelos seus direitos ou por um pouco mais de conforto. Que até ontem era chamado de guerreiros e que fazia coisas.

Deixemos os melindres de lado e não percamos para nós mesmos. Foi um jogo perdido para quem podíamos perder. O nosso campeonato ainda é outro.

Se eu acreditasse que os jogadores não jogaram por causa da premiação iria agora na secretaria do clube e entregava minha carteirinha. Não teria mais graça. Seria tansice de minha parte fazer papel de bobo. Houve uma situação, mas não dá para afirmar que tenha relação uma com a outra. Jogador de futebol é um profissional igual e talqualmente a qualquer outro, cujos respeitos são devidos. Nem são guerreiros e muito menos mercenários. Essa mania de endeusar jogadores ou execrá-los é que acaba confundindo as coisas.

Por favor, menas!

E se alguém não gostar de meus comentários esclareço num bom português: não escrevo para seguidores, mas para leitores que entendam o que são opiniões divergentes.

Anúncios

5 pensamentos sobre “A casca de ovo cheia de pêlos

  1. Fiquei surpreso com o bom futebol que a Chape jogou.
    Taticamente eles são perfeitos. Fazem o Toca e recebe, exploram a velocidade, zaga forte, marcação, param o jogo qdo necessário.
    O Gilmar tem o time na palma da mão.

    O Avaí jogou pregado, arrastado e com as estrelas sem inspiração, principalmente o CS.
    Da vontade de dizer que o Thiesen só joga bem qdo ele não acha que é craque, mas vou poupa-lo (sic).

    Acho que faltou a força e saída de bola do EC

  2. Aguiar,

    O campeonato pra nós podemos dizer começa agora, nesse mesmo momento de confrontos no turno fizemos 22 pontos daqui pra frente, e se fizermos 15 já subimos.
    Como ja assisti duas vezes o VT do jogo continuo com a impressão que a Chapecoense é bem arrumada sim tem um esquema definido sim e aproveita seus laterais, defendem com 6 e atacam com 6. No mais amorcegam o jogo no segundo tempo eles comeram 13 minutos. em nenhuma jogada de tiro de meta sairam jogando, claro que não posso tirar os méritos deles pois chutaram 4 vezes fizeram 2 gols.
    Quanto ao treinador deles espero ver ele num outro time, pois se colocar esse elenco todo da chapecoense ganhando o dobro com a camisa do Avaí ele com esse esquema seria massacrado em 3 rodadas.

    • Sim, a sequência agora nos é favorável e vamos nos classificar no clássico.
      Em relação à Chapecoense, continuo dizendo: é um baita time. Mas o time na íntegra e não um ou outro jogador que faça a diferença. Se trouxer qualquer jogador para cá, além de ser execrado já no aquecimento, não vai jogar. Já tivemos as experiências devidas.

  3. Murilo, eles não tem estrelas, mas tem um conjunto excelente, uma entrega dentro de campo, uma obediência tática fantástica.
    Sim, eles são limitados na questão individual, mas o conjunto é muito bom.
    Amarrar o jogo, infelizmente, faz parte.

    O HM conquistou essa escalada do Avaí, mas acho que errou sábado.

    Sexta temos que vencer la na CuruZI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s