A razão de um clássico

Pascal disse certa vez que o coração tem razões que a própria razão desconhece. E não estava brincando, uma vez que constantemente nos deparamos com a dualidade de situações e nem mesmo sabemos como nos relacionamos com elas, como fazemos nossas escolhas. Por que torcemos para um clube de futebol, por exemplo? O que leva este ser dito racional e pensador contumaz perder a razão diante de um esporte comum como este? Seria o momento instintivamente animal, daquele do tempo das savanas e cavernas?

Acredito que isso está relacionado com algo muito mais humano do que imaginamos: a competição. Os humanos são dotados dessa capacidade de querer ser melhor que o semelhante e por isso escolhemos o futebol, um esporte altamente competitivo, onde podemos desaguar nossas agruras. A ciência do comportamento animal nos diz que temos competição no reino animal, porém ela é muito mais envolvida com o espírito de sobrevivência. Nos humanos, isso nos dá prazer. Sobrepujar um adversário é motivo de júbilo, de soltar fogos, encher a cara e festejar por horas sem razão alguma.

Mas a competição não existe para riscar o “inimigo” do mapa. Ela está ali exatamente para se poder derrotar o inimigo por diversas vezes. O sabor da conquista não está em ganhar uma vez só, mas inúmeras.

Por isso existem os clássicos no futebol. É o momento máximo do embate entre competidores conhecidos. Há uma história de comemorações sem razão ali e com muitas festas e celebrações para o vencedor e humilhação ao perdedor. Todos os adversários, quando vão a um clássico, já pensam no que houve no passado, o que foi permitido e o que foi abusado, que é para estimular a vontade de se fazer igual ou diferente, dependendo do resultado.

Avaí e Figueirense fazem o clássico de número… sei lá, a estatística não importa, mas a história, sim. E é longa e preciosa. E muito rica.

É um dos mais afamados do Brasil e o principal em Santa Catarina. Estarão no horário nobre da série A neste domingo. E já deveriam fazer parte do calendário nacional há muito tempo.

Este clássico será o mais importante de todos os clássicos já importantes jogados por estes dois clubes. Até que haja o próximo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s