A pérola azul

Todo mundo sabe como surgem as pérolas, as jóias das ostras. Ah, não sabe? Pérolas são materiais orgânicos, mineralizados, que viram objeto de cobiça humana pela sua preciosidade e raridade, mas que surgem de uma situação de estresse da ostra, quando corpos estranhos invadem seu organismo.

Ou seja, de uma situação crítica e limitante aparece algo belo e singular para apreciação dos olhos de todos.

É assim que é o Avaí Futebol Clube.

Confesso a você que tínhamos tudo para dar errado em toda nossa história. Nascemos de um acaso e suplantamos todas as dificuldades baseados na garra e na superação. Num mundo competitivo como o futebol isso é raro.

Por isso somos preciosos. Por isso que, quando nossos adversários nos vencem, as comemorações varam noites e dias, há júbilos por toda a parte, alteraram-se rotinas e quase há decretação de feriados e dias santos.

Vencer o Avaí, para nossos adversários, é atingir o clímax num orgasmo, é beber a bebida mais doce, é comer a comida mais deliciosa, é exultar os deuses e reverenciar os heróis. Superar o Avaí, para todos os nossos adversários, é finalizar uma disputa duríssima numa luta e dali em diante dar férias aos combatentes. Não há mais sentido a existência da contenda, pois venceram o Avaí.

Nem a maior guerra de todas as guerras, vencida por uma infantaria aguerrida e uma cavalaria audaciosa, traz mais glórias e êxtases do que um time qualquer vencer o Leão da Ilha.

É por esta razão que uma determinada torcida aí da nossa cidade continua comemorando em todos os cantos o feito heróico de nos ter vencido. É como conquistar a pérola mais rara. E enquanto os homens vão e vêm ela continuará lá, exposta a todos pela sua beleza, formosura e importância.

A pérola azul, mesmo depois de conquistada, não se acaba, mas o resto vira pó.

Somos a jóia rara que todo pedregulho gostaria de ser. É simples.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s