Um lugar para sempre na história

Eu gosto de acompanhar futebol. O jogo jogado no campo, os passes, as jogadas, as disposições táticas, os gols. Confesso que falar da política no futebol me dá engulhos. Mas, inevitavelmente, tem-se que conviver com ela, haja vista que são os movimentos de bastidores que nos fazem ir a um estádio e acompanhar as temporadas de nosso time.

O Avaí Futebol Clube, como instituição importante em Santa Catarina, viverá um momento histórico nesta quarta-feira. Não teremos um jogo decisivo, não será recebido um jogador importante, não é disputa de título e nem sacramentação de uma temporada. Hoje será decidido o destino do clube com os olhos no passado, de maneira total e completa.

Sem dúvida alguma a figura do presidente Zunino estará hoje na cabeça da maioria absoluta das pessoas que vão à Ressacada votar em um composição de chapa para o Conselho Deliberativo. Não há como negar que foi a figura mais importante nos últimos anos no Avaí. E é exatamente por causa dele que houve uma movimentação intensa no entorno da Ressacada, nas ruas, nos bares, nas esquinas, nas redes sociais e na mídia. É a consolidação ou a abolição de um projeto de administração, implantado por ele ao longo dos últimos 11 anos, e que mudou a cara do Avaí. Isso tudo é inegável. Querer esconder isso é leviano e irresponsável.

Durante esse período, muitos revoltados fizeram críticas, de leves a contundentes, muitas delas navegando da ponderação às calunias completas. E nunca, pela personalidade que possui, o presidente abandonou o barco. Até porque, como ele mesmo já havia dito várias vezes, o Avaí era maior do que tudo isso, até do que ele.

O processo de campanha durante as últimas semanas expôs muito mais do que meras rodadas de opinião ou tomadas de posição. Mostrou faces, algumas até desconhecidas. Apresentou preconceitos, tentou denegrir imagens, navegou pelo campo das infâmias. Muita gente desequilibrada e sem qualquer entendimento de um processo desses aflorou por todos os cantos.

Espero, para o bem de nosso futuro, que haja uma reflexão do que aconteceu. Que seja aprendido que a agressividade tenha um fim. Que os ataques à honra se encerrem hoje. Esse processo político é muito mais rico, muito mais significativo do que a imposição de valores individuais.

Em primeiro lugar o time de nosso coração, o Avaí para sempre. O resto são picuinhas sem importância.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um lugar para sempre na história

  1. Fui exercer “mos” direito de avaiano e votei.
    Achei legal encontrar amigos dos dois lados e poder conversar um pouco, trocar ideias e perceber que a grande maioria pensa no clube.
    Espero que o Avaí cresça com esta disputa e que as forças se unam futuramente para o bem maior de todos nessa questão.

    comentário politicamente correto (risos), mas de fato é, ou deveria ser o objetivo de todos: AVAÍ

    saudações:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s