Está tendo Copa

Quatro jogos já foram realizados e hoje mais quatro se realizarão! É overdose de Copa meu povo!

E para quem curte futebol isso é um prato cheio. Mas, infelizmente o Governo Federal não criou o Bolsa Copa, então uma das partidas que gostaria muito de assistir foi vista por VT mesmo. Mas toca o baile, digo a Copa!

E muitos gols já foram anotados. A média é de 3,75 gols por partida. E isso por que anularam dois gols mexicanos.

E quanto a isso, no tocante à arbitragem ela está deixando a desejar. Os pênaltis anotados para o Brasil e para a Espanha foram bastante duvidosos, e tiveram os gols anulados do México. Mas o nível da arbitragem está ruim? Ou sempre foi? Convenhamos, agora são milhares de câmeras acompanhando os jogos. Portanto, a FIFA precisa rever urgentemente seus conceitos, sob pena de perder, definitivamente, a credibilidade.

Quanto à seleção brasileira os seus maiores problemas são as conhecidas faltas de coberturas nos avanços dos laterais. Poderão nos dar sustos como na estreia, mas não devem nos prejudicar nesta primeira fase. Contudo, Felipão precisará corrigir este ponto, pois nem sempre terá Oscar num dia inspirado e Neymar tão decisivo.

México e Camarões fizeram um jogo corrido, mesmo sob muita chuva (é preciso ressaltar a excelência da drenagem na Arena das Dunas), o que demonstra que os jogadores brasileiros precisarão estar bem atentos nos próximos dois jogos.

A seleção chilena jogou “para o gasto” contra os australianos. Abriu avassaladoramente o placar, se acomodou, sofreu um gol, mas depois confirmou a vitória. Dois empates, contra Espanha e Holanda, devem classificar os chilenos.

Porém, a grande surpresa destes primeiros jogos foi a vitória da Holanda. Não o fato dos holandeses vencerem a partida, mas a forma como venceram.

A seleção espanhola fez, praticamente, todo um primeiro tempo no seu tic-tac tradicional, dominando as ações da partida e tentando hipnotizar os holandeses. Mas há um diferencial no esquema espanhol, em relação às últimas Copa e Eurocopa: há um centroavante no time titular. Se antes o tic-tac fazia a maior parte de suas jogadas pelos lados do campo, agora há uma insistência de enfiadas de bola pelo meio. E tal fato facilita a marcação adversária. Mas curiosamente o atual esquema favoreceu o lance duvidoso de penalidade, que gerou o gol da Espanha.

Porém,  no final do primeiro tempo o relógio quebrou! E Van Persie num gol espetacular empatou a partida.

No início do segundo tempo a seleção holandesa aplicou o tic-tac espanhol e em seguida enfiou uma bola pelo meio da, ainda, atordoada defesa espanhola para virar o marcador. Por incrível que pareça a trave e o goleiro Casillas salvaram a Espanha de um vexame maior. Se é possível isso.

Conseguirá a Espanha consertar o relógio para o próximo jogo? Se sim, quem pagará o pato serão os chilenos.

É meus amigos: está tendo Copa! E que Copa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s