O Clássico e a mosca azul oportunista

Acabada essa coisa que dizem ser a festa do povo, mas que insiste em tirar dinheiro dos trouxas para uma meia dúzia apenas ficar rica, o ano vai começar. E o futebol segue o seu baile. Ah, sim, alguém dirá que o futebol também é algo manipulador e causa embotamento do cérebro, porém, se alguém não quiser, não participa. O Carnaval, contudo, está em todos os lugares, em todas as esquinas, atrapalhando o trânsito e fazendo você se envolver mesmo não querendo, com uma porção de bebuns sem noção a vomitar e mijar nas calçadas. Além daquelas músicas berradas em seus ouvidos em todo lugar.

Bom, mas voltando à bovina refrigerada, estamos a poucos momentos do maior clássico de Santa Catarinamas que não é o único. E será no Scarpelli, palco da alegria dos avaianos nos últimos tempos. Jogaremos em casa, para ser bem sincero.

O Avaí, obviamente, está de sangue doce. Seu time está se arrumando é para a decisão, mais lá para frente. Até penso que podemos beliscar mais uns pontos aqui ou ali, nos próximos jogos, contudo, é no 2º. Turno que o time do Leão da Ilha será implacável. E não falo isso porque sou seu torcedor, mas porque o elenco é dos melhores montados para este Estadual nos últimos tempos. Por isso, qualquer resultado no próximo Sábado deverá ser encarado com naturalidade, principalmente a vitória.

– Orras, mas que coisa é essa? Quer dizer que não se pode comemorar a vitória contra nosso maior adversário?

Calma, Marieta! Obviamente que se deve comemorar e muito! Mas a questão é andar com os pezinhos no chão. Com um time excelente se formando, é evidente que os especialistas de plantão vão querer inflar o ego dos avaianos, de jogadores a torcedores, antes do tempo. O filme é velho e conhecido. E estabelecer, ainda, uma exigência desnecessária.

Já há um movimento assim entre os famosos blogueiros chapas-preta, aqueles, não tem?, que viviam pedindo a cabeça do “Isonino” (é, isso acabou!) e agora até já apostam numa manutenção de sua gestão, mesmo que com outro candidato nas eleições no fim do ano. Oportunistas como são, já estão querendo um lugarzinho ao sol, com toda a certeza. Ou vão ficar de fora na festa da Beira-Mar? Mofas!

Percebe-se que há uma postura, inclusive, de defesa dos atos e atitudes da rede famosa, que é quem vai elevar à potência máxima o nosso time. Deve valorizar o seu produto, se é que você não sabia, e todos precisam estar juntos. A coisa começa subreptiliamente, devagarinho, aceitando a imposição dos princípios e valores da rede e descarregando nos clubes, apenas nos clubes, os problemas e agruras por que passa o Chevroletão 2013. Depois surgirão rede e torcedores irmanados, braços dados, a exigir dos clubes uma reparação para os problemas. No final, louve-se a participação do Avaí, como “aquele que tem levado o campeonato a sério”.

O time do Avaí será campeão estadual com a força de seus 3 mil torcedores fiéis (porque os outros vão continuar em casa de pijaminha), com os esforços da diretoria para montar um grupo competitivo e com jogadores que querem ser protagonistas, apenas eles, sem que famigerados de última hora queiram fazer parte da festa que eles achincalham e desmerecem a todo instante.

E por que oportunistas? Porque todo oportunista vai-se adequando à situação que se apresenta para parecer estar sempre de bem com o entorno. Quando a coisa parecia ruim, era legal e bacana bater descaradamente na diretoria avaiana e no presidente Zunino, pois assim ganhava-se prestigio de toda a torcida irada. Como a fase parece estar boa agora, o legal é contemporizar, amaciar, dar leves e curtas mordidinhas, mas não “pegar tão pesado”, que é para manter o clima amistoso. Afinal querem os seus copinhos cheios, os tapinhas nas costas e os sorrisos fáceis.

É assim que funciona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s